Por que uma política de gênero feminista?


Em primeiro lugar, porque ser feminista é defender a igualdade entre os gêneros, com respeito a todas as diferenças.

Porque, apesar dos avanços e conquistas das mulheres, há ainda na sociedade discriminação em variadas manifestações. É preciso superar essa situação para fazer avançar a democracia e o aperfeiçoamento das relações humanas.
Porque há ainda na cultura, nas relações familiares, sociais, econômicas e políticas um culto ao padrão universal: o todo, o masculino, o homem branco. É preciso atualizar esse paradigma, pois ele não condiz com a realidade: a população feminina e a população negra são maioria, e isso ninguém pode negar. Precisamos construir uma cultura de compartilhamento, e não mais de hierarquia e submissão.
Porque as mulheres são sub-representadas na política e querem empoderamento.
Porque as mulheres, em média, ganham menos que os homens, mesmo quando têm maior qualificação (anos de estudos) no mesmo trabalho. E isso precisa mudar, urgentemente.
Porque há discriminação da mulher pela sua condição de ser reprodutivo.
Porque as mulheres têm menos oportunidades (no trabalho e na educação ) que os homens, estando mais submetidas ao desemprego, ao subemprego e a maiores dificuldades de progresso na carreira, de ascender aos cargos de chefia nas mais altas instâncias de poder nas empresas, na administração pública, nas universidades, nos sindicatos etc..

page8image28568

Porque 44% das mulheres ocupadas trabalham em casa mais 40 horas nos cuidados com o lar (cuidados com a casa e com a família) sem reconhecimento ou remuneração. Mesmo quando trabalham menos horas em casa, as mulheres sempre trabalham mais que os homens. A dupla jornada é uma realidade para amplos contingentes femininos, adoecendo as mulheres e diminuindo as suas possibilidades de se desenvolverem em outros campos.
Porque o trabalho de cuidado (seja em casa, seja como profissionais do cuidado) e o trabalho de educação, exercidos principalmente pelas mulheres, têm baixo prestígio na sociedade. Porque a mulher tem corpo e mente diferentes do pretenso padrão universal masculino, portanto, precisa ser respeitada em suas diferenças (elas têm distintas necessidades e desejos e, portanto, direitos diferentes).
Porque as mulheres talvez tenham sensibilidades e modos diferentes de fazer política, que, comprovadamente, só ajudam a democracia, não atrapalham. É preciso abrir os espaços políticos para a palavra e a sensibilidade da mulher, se não se quiser ter uma democracia manca e fraca.
Porque as mulheres sofrem brutais agressões dos homens, inclusive fatais. As leis são importantes para coibir a violência, mas é sobretudo necessário criar uma cultura de respeito, compartilhamento e colaboração. As mulheres querem mobilizar as forças da cultura e da comunicação para criar novos códigos de convivência humana. E para isso é preciso que as mulheres tenham paridade nas instituições culturais e nos meios de comunicação.


Porque as mulheres querem participar da vida familiar, social, econômica, política, cultural, sem discriminação, sem preconceitos, sem intolerância. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório do Senado considera improcedentes os vetos ao Ato Médico.

O Valioso Tempo dos Maduros