A epidemia de estupro contra a mulher no Brasil: sinais de que ainda não entramos no século 21

Ainda que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do governo federal, informou na sexta-feira (4) que errou ao divulgar na semana passada os dados da pesquisa, segundo a qual 65,1% dos brasileiros concordam inteiramente ou parcialmente com a frase “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”; de acordo com o instituto, o percentual correto é 26%… O resultado continua alto e nos choca.  Além de chocar e levar a indignação, preocupa pois mostra ainda o retrato do pensamento do brasileiro, colocando a mulher numa posição de desrespeito e inferioridade. Sem dúvida, reflexo de nosso atraso educacional e cultural, que nos mantém no século passado nestes quesitos comparados a nações desenvolvidas.
Este dado nos leva a refletir sobre nossa experiência clínica no PROVE, do aumento dos casos de mulheres com quadros psiquiátricos em decorrência do estupro, devido a uma verdadeira epidemia de violência sexual contra a mulher.
A violência sexual ocorre em todo o mundo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 1 em cada 4 mulheres deve experimentar violência sexual por seu parceiro íntimo e 1/3 das adolescentes relatam que sua primeira relação sexual foi involuntária.
A violência sexual tem um impacto profundo na saúde física e mental. Além dos danos físicos, está associada a um aumento do risco de uma série de problemas da saúde reprodutiva e sexual imediatas e de longo prazo. O impacto na saúde mental são tão sérios e duradouros quanto os físicos. Além dos riscos de suicídio e morte, no ato ou posteriormente, muitas vezes justificados para “lavar” honra do parceiro.
Neste último ano houve um aumento de casos de estupro em várias cidades do estado de São Paulo (2012-2013). Em Ourinhos (SP), o número de casos de estupro aumentou 300%, na comparação entre os primeiros três meses de 2013 e 2012. Estes números são mais preocupantes já que as autoridades policiais estimam que somente 12% das vítimas fazem uma denúncia. Em média há um aumento de cerca de 30% dos casos no estado de São Paulo.
Todos os dias são registrados em média 38 casos de estupro no estado de São Paulo.  Há a possibilidade de que este aumento seja devido ao aumento das denúncias, e não dos casos em si, apesar de que as denúncias sejam ainda consideradas baixas.  Se pensarmos que 12% fazem a denúncia, haveriam mais de 300 estupros por dia no estado de São Paulo. Pela gravidade da violência é alta a probabilidade de que a vítima desenvolva quadros psiquiátricos, entre eles, o TEPT. Seguindo um raciocínio podemos inferir que esta violência também ocorra nos demais estados da federação, e como provavelmente a frequência deste tipo de violência deve acompanhar, as demais violências, estes números devem ser piores nos estados onde a violência é mais grave (São Paulo é o estado brasileiro com menor índice de homicídios!).
O fator cultural, com certeza, tem um grande peso nesta epidemia, assim como a impunidade. Como parte desta mesma sociedade, algumas pessoas que deveriam proteger ou julgar estes casos, podem compartilhar esta mesma ideia de que a mulher que anda com roupa curta mereça ser estuprada. Além das medidas de punição aos que cometem, assim como a facilitação da denúncia dos atos de violência e de negligência na punição são fundamentais. Contudo, um extenso programa de educação e conscientização sobre este e outros tipos de violência são fundamentais. Se queremos entrar no século XXI a porta da entrada só pode ser através da educação das pessoas. Como se diz: o fato de uma pessoa ter dinheiro nem sempre significa que esta tenha educação, no caso de uma nação, também se aplica esta máxima.
 Marcelo Feijó de Mello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório do Senado considera improcedentes os vetos ao Ato Médico.

O Valioso Tempo dos Maduros